Mensagem do messenger

Recebi de um amigo pelo MSN, uma mensagem dos diretores do messenger (dizem que é deles).

"Oi,
nós somos Andy e John, os diretores do Messenger. Antes de mais nada, pedimos desculpas pela interrupção, mas o Messenger acabará. Isso acontecerá porque muitas pessoas desconsideradas têm várias contas diferentes. Neste momento, só temos 578 nomes livres e por isso que o uso do Messenger e do Hotmail terá um custo a partir do verão de 2009. Se você mandar esta mensagem, no mínimo, a 18 pessoas diferentes da sua lista, seu ícone ficará azul, o que significa que será grátis para você. Se não acredita, visite o site www.msn.com e veja por si mesmo. Se você quer que encerremos sua conta, não mande esta mensagem, mas se quer conservá-la, mande-a a seus contatos. Isto não é um trote, mande-a!!!"

Porém procurei no Bing (pelo site www.msn.com) e achei uma página que dizia:

"O MSN Messenger vai acabar? Ele vai ser pago?

Nem uma coisa nem outra e nem tão cedo. E muito menos pelas razões alegadas na mensagem.

Vejamos.

Essa pulha virtual circula desde 1999, três anos depois da criação do MSN Messenger. A propósito dessa mensagem, em março de 2006, um dos leitores do Blog do Ibrahim fez umas contas rápidas e descobriu o seguinte.

Com as 26 letras do alfabeto, mais os caracteres numéricos e mais o sublinhado é possível construir quantos nomes de identificação de usuário (user id)?

26 letras + 10 algarismos + sublinhado = 37 caracteres.

Qual o tamanho máximo do nome de cada conta do Messenger? Se o limite for 20 caracteres:

37^20 ou seja 2,31×10^31 combinações.

O usuário pode escolher entre @msn.com e @hotmail.com. Portanto,

(2,31×10^31)x2. Total: 4,62×10^31 combinações.

Considere que cada um dos 6 bilhões de habitantes da Terra, homens, mulheres e crianças possui contas no Messenger e divida aquele número gigantesco pelo número de habitantes.

Existiriam

7,7×10^21, ou 7.7 SEXTILHÕES de contas.

Um número bastante elevado.

O MSN foi lançado em 1999. Entre 1999 e 2006 decorreram 7 anos o que correspondem a cerca de 221 milhões de segundos:

(7,7×10^21)/(2,21×10^8) = 3,48×10^13.

Traduzindo: para que o MSN estivesse em vias de esgotar todas as possibilidades de criação de nome de contas cada habitante do planeta teria de criar cerca de 35 bilhões de contas a cada segundo.

O autor diz que, pelo menos para ele que é um pouco lento, é impossível criar uma conta do MSN em um bilionésimo de segundo.

Concluindo: antes que se esgotem as possibilidades de novos nomes para contas do MSN a Terra seria vaporizada pela supernova.

Se você ainda não estiver convencido:

1. considerando que a mensagem percorre a Internet desde 1999, os 578 nomes livres já teriam se esgotado há muito tempo;

2. a mensagem diz: Se você mandar esta mensagem,..., a 18 pessoas ..., seu ícone ficará azul, o que significa que será grátis... É impossível se fazer a contagem de mensagens encaminhadas.

3. e acrescenta: Se não acredita, visite o site www.msn.com: tire você mesmo/a a prova visitando o saite. Nada será encontrado a respeito do assunto, tão velho que nem mais desmentido merece.

4. logo no início da mensagem, os supostos diretores dizem que o Messenger acabará. Mais adiante, eles dizem que o uso do Messenger e do Hotmail terá um custo. Ora, se vai acabar, por que cobrar?

Conclusão: trata-se de mais uma pulha virtual. Não perca tempo reenviando mensagem desse tipo, pois vocês estará, apenas, contribuindo para encher a Internet de lixo."


E isso é só.
Até mais...

--------------------------------------------------------------------

Mande uma Mensagem para o Livro de Mensagens Clicando Aqui

Nenhum comentário: